-
Arquitetos: Bangkok Project Studio
- Área: 215 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Spaceshift Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em uma das margens do rio Chao Phraya, na província de Phra Nakhon Si Ayutthaya, a Adega Ayutthaya é um novo local de lazer para apreciadores de vinho. A edificação foi construída para se tornar uma nova atração turística na esperança de estimular a economia das comunidades locais que cercam este patrimônio mundial, que foi a capital da Tailândia há 400 anos. A obra é um produto da criatividade arquitetônica e do contexto ambiental moldado como um ímã para os turistas.
A edificação se camufla entre as grandes árvores existentes na paisagem. O edifício possui 9 metros de altura e 11 metros, igualmente, em largura e comprimento e foi feito inteiramente em madeira compensada reforçada com aço. O interior da adega é dividido em 4 plataformas, cada uma com sua própria altura que serve como ponto de vista para os visitantes absorverem a bela vista do rio através de ângulos diferentes, contrastando o interior com os espaços exteriores. Existem 5 conjuntos de escadas em espiral anexados a cada plataforma. O térreo é ocupado por um bar de vinhos e assentos são colocados entre as escadas. As plataformas e escadarias são mirantes panorâmicos.
As casas de madeira encontradas localmente são a inspiração para criar esta estrutura reforçada com aço. O sistema construtivo é visualmente leve, mas estruturalmente forte, sendo exposto no assoalho, na parede e no telhado. As paredes podem ser um filtro de luz que ajudam a arrefecer a atmosfera interior. Além disso, os apreciadores de vinho podem desfrutar de uma experiência única através da mistura entre os cheiros da madeira compensada e do vinho.
Neste edifício, a madeira compensada, que é um material normalmente usado para fins interiores como estrutura de mobiliário, foi utilizado como uma estrutura de construção. Isso ampliou o potencial e transformou a percepção da madeira compensada de um material temporário para um edifício permanente e extraordinário.
Todas as cinco escadas em espiral foram concebidas não só para circulação, já que se encaixam em espaços limitados, mas também servem como suportes estruturais. Além disso, a escala e a quantidade de escadas em espiral servem para esculpir um novo e desconhecido espaço despertando ao visitantes uma sensação de abstração.
O edifício é protegido da chuva e umidade através do revestimento de madeira compensada com resina e folhas de PVC de 1 milímetro de espessura que revestem o projeto. Do exterior, os reflexos ondulantes das folhas de PVC suavizam visualmente o edifício, entretanto, expõem o interior através da sua clareza.
Superar as limitações conceituais e enfrentar desafios em material e escala, a fim de criar uma arquitetura abrangente é o propósito da Adega Ayutthaya, uma obra de arte para reviver o espírito desta antiga cidade, uma vez tão majestosa.
Originalmente publicado em Maio 07, 2017.